CIEM – 103 anos formando vocacionados para expansão do Reino de Deus

INÍCIO: 1922 – 1940
Esta é a nossa história:
O início desta grande obra começou como um Departamento do Colégio Batista Brasileiro, sob o nome de ESCOLA TEOLÓGICA PARA OBREIRAS, com o objetivo de preparar moças para as várias atividades na igreja e sua inauguração se deu no dia 10 de março de 1922.
O Jornal Batista de 23/03/1922, em sua edição nº 12 publica a seguinte nota:
“A Escola Teológica para Obreiras Batistas fundada há dias, já está recebendo matrícula de muitas jovens. Poucos anos nos separam para vermos os resultados dessa novel instituição, pelo vasto campo brasileiro.”
A 1ª turma de formandas em 1928, cujos nomes aparecem no livro do Curso Religioso do Colégio Batista Brasileiro, Escola de Obreiras, foi formada pelas alunas: Florentina Silva, Nicéia Miranda (mais tarde Nicéia Soren), Umbelina Ferreira e Waldemira Almeida (mais tarde Waldemira Mesquita). Essa formatura ocorreu no ano de 1928.
ANOS DE CONSOLIDAÇÃO: 1941 – 1976
Em 1941, a Escola de Obreiras passou a ser administrada pela União Geral de Senhoras e no ano seguinte seu nome foi alterado para INSTITUTO DE TREINAMENTO CRISTÃO PARA MOÇAS.
Em abril de 1949 foi inaugurado o prédio do Instituto de Treinamento Cristão sob a direção da missionária Dorine Hawkins. Em 1954 é inaugurada a Casa Batista da Amizade, com a finalidade de atender as carências sociais, emocionais e espirituais dos moradores do Morro do Encontro e adjacências. Através dos anos, muitas alunas têm servido ao Senhor, como estagiárias na CBA, atendendo as crianças, dando aulas e evangelizando. Atualmente a CBA é administrada pela educadora Márcia Fernandes Kopanyshyn, formada pelo IBER.
Durante a administração da missionária Dorine Hawkins, até o ano de 1976, muitas alunas foram preparadas e vários melhoramentos foram efetuados, inclusive a construção do Auditório “Esther Silva Dias”.
Em 7 de dezembro de 1965 o nome do Instituto de Treinamento Cristão foi mudado para INSTITUTO BATISTA DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.
ANOS DE EXPANSÃO: 1977-1995
Com a saída de Dorine Hawkins, a missionária Alma Elizabeth Oates assumiu a direção dando continuidade do trabalho de Dorine. Durante a sua gestão foi inaugurado, em 1982, o prédio que recebeu o nome de Dorine Hawkins Stewart. Nesse prédio funcionam as salas de aula, a biblioteca e a administração.
Este foi o período de maior investimento dos batistas brasileiros na formação de educadores religiosos. A Instituição chegou a formar em apenas um ano, 74 educadoras religiosas. Além disso, a diretora se envolveu amplamente na plantação de novas igrejas na cidade do Rio de Janeiro.
ANOS DE EXPANSÃO: 1996- 2025
Após 18 anos como diretora do IBER, a missionária Elizabeth Oates passou o cargo para uma missionária brasileira Diana Maria Bonfim Minho, que trabalhava há 24 anos com a Junta de Missões Nacionais. Diana assumiu a direção do IBER no dia 5 de março de 1995 e ficou até 2001. Sob a sua direção foi implementado em 1996, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Religiosa.
Em 5 de agosto de 2002 ficou estabelecido que a Instituição passaria a preparar missionários além dos educadores religiosos. O CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E MISSÕES – CIEM, (nome mudado em virtude da abrangência nas duas áreas de preparo) numa parceria da União Feminina Missionária Batista do Brasil, instituição mantenedora com as Juntas de Missões Mundiais e Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, a União Batista Evangélica, e a International Mission Board, apoiaram essa iniciativa. Nesse mesmo dia, assumiu a direção da Instituição a missionária Maria Bernadete da Silva, que na ocasião era a Coordenadora do trabalho missionário na Europa e Ásia Central através da Junta de Missões Mundiais, com experiência na área de ensino e também no campo missionário. Sob a sua direção foi implementado em 2011, o Curso de Mestrado em Missiologia e Mestrado em Educação Cristã. Em dezembro de 2018, assume a direção interinamente a Diretora Executiva da UFMBB Marli de Fátima Pereira da Silva González.
Desde o início da pandemia, o curso de Mestrado em Educação Cristã passou a ser oferecido exclusivamente pelo SEC (Seminário de Educação Cristã). O CIEM ficou responsável apenas pelos cursos de capacitação, e passou a oferecer todos os cursos exclusivamente na modalidade EAD. Essa mudança permitiu que alunos de diversas localidades continuassem seus estudos de forma flexível e segura.
Além disso, o alojamento do CIEM agora está disponível apenas para alunos da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, o Seminário do Sul. Essa mudança na política de alojamento reflete uma reestruturação nas prioridades da Instituição, visando atender às necessidades específicas dos estudantes do seminário.
Até hoje o CIEM tem formado moças, rapazes, e famílias nas áreas de Educação Cristã e Missões.
Milhares de vocacionados já tem passado por esta Casa.
Atualmete o CIEM é dirigido pelo Pr. Alexandre Peixoto, diretor de operações da Junta de Missões Mundiais.
MISSÃO
A missão do CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E MISSÕES é a formação de crentes qualificados e comprometidos com Deus que atendam às necessidades das igrejas e dos campos missionários; o registro histórico sistemático da obra missionária no Brasil e no mundo e a reflexão sobre a prática missionária contemporânea.
VISÃO
Oferecer uma formação por excelência para o exercício do ensino da Palavra de Deus e de missões.
PRINCÍPIOS
Os princípios norteadores das pessoas que estudam e trabalham no CIEM são:
-
FÉ na autoridade da Palavra de Deus, na centralidade do trabalho salvífico de Jesus Cristo e na atuação do Espírito Santo.
-
COMPROMISSO com a tarefa de pregação do evangelho a cada criatura, com a formação de discipuladores e com o ensino e a vivência fundamentados na Palavra de Deus.
-
CONSCIÊNCIA de que o caráter precede a missão.