top of page
  • Foto do escritorCIEM

O PRIVILÉGIO DE SERVIR




“Eles disseram-lhe: Concede-nos que em tua glória nos sentaremos um à tua direita e o outro à tua esquerda.” 10: 37


Quantos de nós nos sentimos privilegiados por termos sido levados em conta para “fazer parte do que Deus está fazendo no mundo”? Certamente você e eu pertencemos ao grupo de pessoas que reconhecem, na primeira linha, o amor imerecido de Deus por nós revelado em Jesus e mantemos uma profunda gratidão por sua salvação. Isso é maravilhoso, não é? Pertencer a uma família tão especial e tão grande, redimida, que tem a eternidade assegurada com Deus é a melhor coisa que poderia ter acontecido a nós!


Agora, que tal refletirmos juntos sobre a maneira em que estamos usufruindo desse privilégio? Em Marcos 10: 35-45 vemos dois dos discípulos de Jesus fazendo-lhe um pedido bastante peculiar; considerando o grau de intimidade que eles tinham com o Mestre, a ideia de pedir algo não era tão absurda. O problema aqui é o objeto da petição. Alguns versos atrás Marcos narra a disputa entre os discípulos sobre quem seria o mais importante. Aparentemente eles não haviam assimilado os ensinamentos dados por Jesus de maneira prática. Vemos então Tiago e João evidenciando o desejo, visivelmente comum a todos os discípulos (vs 41), de se destacarem diante dos outros. Claramente eles ainda estavam esperando por um reino físico, no qual eles poderiam ficar muito bem posicionados graças à sua proximidade com o rei.


O que isso tem a ver conosco? Na verdade, tudo. É triste admitir isso, mas estamos vivendo tempos críticos como igreja. Nem sempre a rejeição e as perseguições que enfrentamos são causadas por nossa vida de serviço e dedicação, como Jesus nos ensina; mas sim, por causa do nosso desejo de ser o destaque. A igreja tem se dividido por buscar seus próprios interesses, deixando de lado os do seu Senhor. Nós nos tornamos intocáveis ​​e com um senso de superioridade tão grande que nos esquecemos da razão pela qual estamos aqui. Gostamos de servir, à luz do dia, quando há alguém que pode nos admirar; mas quando o público sai, quem estende a mão àquele que está caído? Quem ama aquele que o ofendeu? Quem traz Jesus a quem, mesmo perto de nós, foi esquecido?


É hora de acordar e andar sem esquecer que o privilégio de servi-Lo é acompanhado do desafio de segui-Lo “negando a nós mesmos e tomando a nossa cruz …”


_________________________________________________________________________



El privilegio de servirle…


“Ellos le dijeron: Concédenos que en tu gloria nos sentemos el uno a tu derecha, y el otro a tu izquierda.” Mc. 10: 37


¿Cuántos de nosotros nos sentimos privilegiados al haber sido tomados en cuenta para “ser parte de lo que Dios está haciendo en el mundo”? Seguramente usted y yo pertenecemos al grupo de personas que reconoce, en primera fila, el amor inmerecido de Dios por nosotros revelado en Jesús y guardamos una profunda gratitud por su salvación. Esto es maravilloso, ¿verdad? Pertenecer a una familia tan especial y tan grande, redimida, que tiene asegurada la eternidad con Dios, ¡Es lo mejor que pudo habernos pasado!


Ahora bien, ¿qué tal si reflexionamos juntos respecto a la manera en que estamos aprovechando este privilegio? En Marcos 10: 35 – 45, vemos a dos de los discípulos de Jesús, haciéndole una petición bastante peculiar; considerando el grado de intimidad que ellos tenían con el Maestro, la idea de pedirle algo no era tan descabellada. El problema aquí es el objeto del pedido. Unos versículos antes, Marcos narra la disputa ocurrida entre los discípulos respecto a quien de ellos sería el más importante. Al parecer ellos no habían asimilado las enseñanzas dadas por Jesús de manera práctica. Vemos entonces a Jacobo y a Juan evidenciando el deseo, aparentemente común a todos los discípulos (vs 41), de sobresalir delante de los otros. Claramente ellos aún esperaban un reino físico, en que podrían acabar muy bien posicionados gracias a su cercanía con el Rey.


¿Qué tiene que ver esto con nosotros? En realidad, TODO. Es triste admitirlo pero estamos viviendo tiempos críticos como iglesia, no siempre el rechazo y las persecuciones que enfrentamos son ocasionados por nuestra vida de servicio y entrega, como Jesús nos enseña; sino por nuestro deseo de destaque. La iglesia se divide a fin de salvaguardar sus propios intereses, dejando de lado los intereses de su Señor. Nos hemos tornado intocables y con un sentido de superioridad tan grande que olvidamos la razón por la que estamos aquí. Nos gusta servir, a la luz del día, cuando hay alguien que pueda admirarnos; pero cuando el público se va, ¿quién extiende la mano al que está caído? ¿quién ama a aquel que lo ha ofendido? ¿Quién lleva a Jesús a quien, aun cerca de nosotros, ha sido olvidado?


Es hora de despertar y caminar, sin olvidar que el privilegio de servirle está aunado al desafío de seguirle “negándonos a nosotros mismos y tomando nuestra cruz…”


Por: Raquel Arias – (Natural do Equador)

Formanda 2019 | Missões


Vocação – Servir – Oração – Palavra – Obediência – Devocional

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SEM MEDO

bottom of page